digitores tendencias de marketing 2019

2018 foi um ano de evoluções tecnológicas que tiverem um papel importante tanto para o público, como para a vida das empresas.

As empresas estão cada vez mais a apostar em conteúdo que agregue valor e engagement. Uma tendência que, no nosso entender, nunca irá deixar de o ser. A prática de inbound marketing é crucial para as PME e o marketing de conteúdo estará sempre presente no dia a dia dessas empresas.

Apesar de 2018 ter sido um ano de evoluções tecnológicas que ajudaram as empresas a atingirem os seus objetivos, em 2019 haverão outras tendências de marketing que deve apostar para não estar um passo atrás dos seus concorrentes.

 

Conteúdo de vídeo

Como já referimos, o marketing de conteúdo, para além de ter sido uma tendência este ano, para o ano não será diferente e acreditamos que terá ainda mais impacto.

A diferença que se vai notar serão os formatos do próprio conteúdo. Os vídeos são um formato de conteúdo cada vez mais utilizado por parte das empresas e do público. O vídeo já se tornou uma tendência de conteúdo. É nos vídeos que a interação entre público e a empresa é mais notória. Contudo, uma publicação com um simples vídeo já não chega. O conteúdo quer-se mais interativo para proporcionar ao consumidor uma experiência memorável e diferenciadora.

Um exemplo da National Geografic.

Mas haverá uma nova tendência de vídeo e conteúdo para 2019 que já deu um cheirinho da sua graça este ano, mas que, certamente, que vai ser tendência para o ano… a realidade aumentada e virtual

 

Realidade aumentada e realidade virtual

Cada vez mais estão a surgir novas aplicações com estes tipos de realidades.

Como dissemos anteriormente, se o conteúdo proporcionar uma outra experiência e criar outras sensações ao consumidor, mais probabilidade tem de sucesso. É por isso, que as empresas estão a apostar em novas formas de interagir com o público.

É o exemplo do IKEA ou da L’Oréal

A realidade virtual é outra tendência para 2019.

Esta tecnologia permite criar sensações de uma presença real num ambiente virtual. É através de uns óculos especiais que permite esta tendência para 2019. As marcas podem e devem utilizar esta tecnologia como ferramenta de marketing.

 

Automação de marketing e personalização

A automação de marketing já é uma estratégia bastante utilizada pelas grandes empresas. No entanto, ainda há muitas PME que não conhecem ou não executam este tipo de marketing.

Resumidamente, a automação de marketing consiste em atingir personalizadamente todos os seus contactos de forma a criar ou a melhorar a relação com esse contacto de forma automatizada.

É um processo bastante complexo, contudo, não requer muitos recursos humanos, pois a automação de marketing é feita através de uma plataforma. Assim, a sua empresa consegue trabalhar milhares de contactos consoante o perfil de cada um.

Existem vários plataformas de automação de marketing, como por exemplo o HubSpot, o RD Station, e o Marketo.

Os Chatbots tão são uma ótima maneira de automatizar tarefas.

 

Native Ads

Como o nome indica, este tipo de anúncios remete-nos para publicidade nativa. São espaços publicitários que reúnem características de marketing de conteúdo. Ou seja, anúncios que não parecem publicidade, mas sim conteúdos de valor para utilizador.

Consulte aqui os tipos de publicidade nativa – está em inglês.

 

Com o mercado cada vez mais competitivo é importante inovar constantemente.

Precisa de alguma ajuda para implementar estas tendências de marketing digital? Se sim, clique aqui.