gestão de redes sociais

 

As redes sociais são uma ponte importante de comunicação entre os consumidores e as marcas. Para as marcas é mais fácil avaliar a perceção das opiniões das pessoas através destas plataformas. As redes tornaram-se, assim, numa ferramenta indispensável para o departamento de marketing das empresas.

Para melhorar a gestão de redes sociais da sua empresa, deixamos-lhe 7 dicas:

 

1- Conhecer o público-alvo

Para ter uma comunicação eficaz nas Redes Socias passa por, em primeiro lugar, saber com quem estamos a comunicar. Saber quais são as características do público que queremos atingir é um passo importante para que mensagem seja retida e bem-sucedida. Para a mensagem ser mais direcionada, crie uma Persona e comunique para a personagem criada. A Persona é um individuo fictício que representa o cliente ideal.

 

 2- Criar um Plano de Redes Sociais

É bastante comum as empresas estarem presentes nas redes sociais sem terem um plano estratégico para melhorar a sua performance digital. Depois de conhecer o público-alvo, é imprescindível saber que Redes eles usam. Não vale a pena gastar recursos numa Rede que não vai agregar valor. Quando definir um posicionamento, é necessário planear qual a melhor maneira de interagir com o público-alvo, a quantidade de conteúdos que vai publicar por dia e o tipo de conteúdos que vai criar. A gestão de redes sociais passa por criar um plano anual, mensal e semanal.

Aproveite e conheça os 8 P´s que o vão ajudar a construir um plano de marketing digital de sucesso! 

template digitores plano redes sociais

 

3- Garantir valor ao cliente

O conteúdo de redes sociais não serve apenas para fazer publicidade. Deve, por isso, ter conteúdo relevante e de qualidade, focado nas necessidades do cliente. 90% do conteúdo deve ser focado em ajudar o leitor a resolver problemas.

Um individuo não pesquisa uma marca nas redes socias para ver publicidade. Ele procura algo que lhe acrescenta valor (daí ser importante conhecer o público-alvo). É necessário perceber a quantidade de conteúdos a publicar por semana. A qualidade dos conteúdos é mais importante que quantidade.

 

4- Usar imagens e vídeos

Posts com imagens e vídeos tendem a gerar um maior desempenho. No entanto, uma imagem ou vídeo com má qualidade demonstra pouco profissionalismo e prejudica a reputação da marca.

 

5- Ler e Reler

Quando está a escrever conteúdo, erros ortográficos vão fazer com que a sua marca perca reputação. Por isso, leia e raleie o seu conteúdo.

Uma boa gestão de redes sociais, passa por ter conteúdo sem erros de português.

 

6- Análise

Umas das grandes vantagens em usar plataformas digitais é a informação que podemos extrair a tempo real. As estatísticas indicam quantas visualizações, comentários e partilhas teve um determinado conteúdo. Com essas métricas, é possível perceber qual o tipo de conteúdo que gera mais alcance e qual o horário mais apropriado para publicar. Apesar de as métricas da vaidade serem importantes, elas não demonstram resultados reais. Por isso, avalie os gostos, alcance, etc, mas não lhes dê demasiada importância.

 

7- Construir relações

Os Redes Sociais encurtaram a ponte de racionamento entre marca e consumidores.

Nunca antes os consumidores estavam tão perto das marcas como estão agora. Afinal, eles podem demonstrar a sua satisfação ou descontentamento nas redes sociais. Basta escrever uma mensagem ou comentário no seu perfil ou na página da empresa.

Um dos erros mais comuns das marcas é apagar as críticas que as pessoas deixam na página da empresa. No entanto, pode estar a criar uma bola de neve que poderá não controlar. Por isso, responda a esses comentários de forma célere. As empresas têm que saber lidar com as críticas que lhe são feitas para melhorar o seu serviço. Conheça o seu o seu público-alvo e opte por uma linguagem mais ou menos formal. Uma interação bem planeada leva a que os clientes se tornem fiéis.

 

Pela importância que as redes sociais têm na sociedade, as marcas tiveram criar estratégias de interação com os públicos através destas ferramentas. No entanto, são poucas as PME que têm uma estratégia sólida nesta área. 78% tem uma estratégia digital elementar ou inexistene.

Sabe qual é a maturidade digital da sua empresa? Descubra aqui gratuitamente!