Para perceber o significado de Branding, é necessário compreender o conceito de marca e o que envolve. A saber: o Branding é a gestão de toda a sua envolvente.

“A marca é um manifesto poderoso. Uma história apaixonada de vida e negócios, uma declaração de visões e valores, um mapa estratégico e o ponto de partida de jornadas inimagináveis. A marca é missão, é estética e é a interação da estratégia de negócios com a psicologia do consumidor. É um campo de criatividade, simbolismo e ponte de conexões. É um plano de intenções, sonhos e ideias. Uma marca é identidade, uma assinatura.”

Este pequeno resumo, que pode ser lido no blog da virgin.com, explica bem o que é a marca e toda a sua essência. A marca é tudo o que define a sua identidade seja através do nome, logotipo, site, produtos, etc.

Saiba como gerir o branding da sua empresa através de 3 pilares essenciais.

 

Missão, Visão e Valores

A marca é a sua identidade e a sua identidade passa por estes três pontos essenciais.

A missão refere-se ao que a sua empresa faz e como faz. Tem de inspirar o público alvo, por isso procure perceber o que os motiva. A missão é a razão da sua existência.

A visão é o que a empresa pretende alcançar com a sua missão, isto é, é a visão que orienta os colaboradores para o futuro. Traça um caminho, um objetivo, um sonho. Um sonho que os colaboradores tentam alcançar todos os dias.

Os valores referem-se aos princípios que a empresa se rege. O marketing 3.0 tem um foco na humanização e defende princípios como a justiça social, económica e ambiental.

Caso não tenha estes 3 aspetos bem definidos e percetíveis aos consumidores, a probabilidade de eles virem a gostar da sua marca é reduzida, comunique porque a sua empresa existe, o seu sonho e os seus princípios. Até podem estar nítidos ao consumidor, no entanto, caso o consumidor não se identifique com eles, a probabilidade de ele comprar é pouca.

 

Identidade visual

Para desenvolver uma identidade visual moldada ao seu negócio, é necessário definir os valores da marca e o posicionamento. A identidade visual é a primeira coisa que vai mostrar ao mundo, antes mesmo do produto ou serviço que presta. Com efeito, é a primeira perceção que os potenciais clientes têm da marca. Por conseguinte, o logo, as cores, o design do site ou do produto e tudo o que salta à primeira vista, têm de ser meticulosamente estudados. Dessa forma, estude a simbologia das cores e perceba qual é a mais vantajosa para o seu negócio. Por um lado, o logotipo tem de estar em concordância com as cores que escolheu. Por outro lado, também a definição da letra também tem a sua importância, não fosse o logotipo a cara da sua marca.

 

Comunicação

Acima de tudo, a comunicação é uma peça fundamental para a identidade da sua marca. Desde a mensagem de marketing até a campanhas de publicidade. Toda a sua comunicação vai gerar uma identidade que vai criar um posicionamento na mente dos consumidores.

De acordo com Simon Sinek, autor de vários livros, a maioria das PME, e mesmo muitas das grandes empresas, comunicam exatamente da mesma maneira. A teoria conhecida como Círculo de Ouro explica como algumas organizações conseguem inspirar as pessoas e outras não. As mensagens de marketing transmitem o que a empresa faz e como faz. No entanto, poucas organizações e pessoas sabem o porquê de o fazerem. Por outras palavras, Simon defende que as pessoas não compram o que vende, mas sim porque vende. É isso que inspira as pessoas. Se as PME e organizações, na sua mensagem, começarem com o “Porque?” vai levar a uma interpretação por parte dos consumidores sobre os valores da empresa que vai inspirá-las e levá-las a gostar da sua marca. Crie uma mensagem forte!

Teoria de Simon numa palestra do TEDx

 

Devido ao pouco orçamento que as PME têm para a comunicação, é importante que o invistam numa comunicação online através das redes sociais, por exemplo. Nestas plataformas a comunicação é mais interativa e menos intrusiva. Uma comunicação Inbound tende a gerar mais leads. Por isso, aposte nas plataformas digitais.

 

Em suma

A missão, visão e valores, a excelência e consistência, a confiança e lealdade, a dignidade e transparência, são pequenas virtudes que o ajudam a criar um branding que todos vão gostar. Para comunicar os seus valores, e como as PME tendem a ter menos orçamento para a comunicação, é fundamental criar relações para que o valor da sua marca aumente. As PME dependem dos seus consumidores para construir o valor das suas marcas. Assim sendo, aproveite as redes sociais e a internet para interagir com os consumidores em tempo real e construa relações ao ponto de tornar os seus consumidores em embaixadores da marca.

Já conhece as 7 dicas para melhorar a gestão de redes sociais da sua empresa?