A internet veio revolucionar a maneiras de como as empresas fazem negócios. Se analisarmos a quantidade de pessoas que a utilizam, estamos a falar de 4.021 mil milhões de pessoas que regularmente acedem á internet, seja através de um computador ou qualquer outro dispositivo. Se olharmos para o mercado português, o número também é surpreendente: 7.73 milhões de pessoas usam a internet, ou seja, cerca de 75% da população portuguesa.

Ao olhar para estes números torna-se difícil não investir em marketing digital e não usar a internet como alavanca para os negócios.

Mas qual o impacto da internet no mundo dos negócios?

 

Mais leads

Com uma boa estratégia de marketing digital, tornou-se possível gerar leads diariamente de forma barata e com maior eficácia. Enquanto a sua empresa ganha uma maior visibilidade, novos contactos vão entrando na sua lista de potenciais clientes. Para tornar isso possível, é necessário investir em estratégias como o google AdWords ou o Facebook Ads. Sem gastar uma fortuna, uma empresa é capaz de angariar novos clientes através da internet.

 

Redes Sociais

Do mesmo modo, as redes sociais também tiveram um impacto significativo na vida das empresas. Existem 6,6 milhões de pessoas ativas a usarem redes sociais em Portugal. A média de tempo gasto neste tipo de plataformas é de 2h10 por pessoa, por dia, e 5,7 milhões utilizam dispositivos móveis para se conectarem. Inegavelmente, é importante estar presente nas demais plataformas para saber o que pensam as pessoas da sua marca e para criar bons relacionamentos com os seus utilizadores. É necessário criar conteúdo relevante e que traga valor. Acima de tudo, tente ter uma comunicação de pessoas para pessoas.

Não deixe de ser ativo nas redes, só assim conseguirá criar um bom relacionamento e um grupo de pessoas fies à sua marca. Aproveite e veja 7 dicas para melhorar a gestão de redes sociais da sua empresa, aqui.

 

Criar relacionamentos

Antigamente, a carta era o único meio disponível para duas pessoas interagirem-se entre si. Eram necessários vários dias para que uma correspondência chegasse ao destino. Com o aparecimento do telefone, esse contacto era mais fácil. No entanto, o envio de documentos não era possível através deste meio. As empresas começaram a utilizar o fax para o efeito. Contudo, com o aparecimento do email, a possibilidade de relacionamento entre pessoas e empresas tornou-se mais fácil e barato.

Com as redes sociais também foi possível melhorar a gestão de relacionamentos.

 

Aumentar a reputação e visibilidade

Como já vimos, cerca de 75% da população portuguesa utiliza a internet, o que traz visibilidade às PME. É através da internet que as empresas conseguem competir com as grandes empresas. Mas não é só a nível nacional que as PME conseguem dar visibilidade aos seus produtos e serviços, a internet é utilizada por 4.021 mil milhões de pessoas, sendo que 3.196 mil milhões são utilizadores das redes sociais em todo o mundo. A internet é uma montra para as PME, por isso, não podem desperdiçar a oportunidade de crescer através desta tecnologia.

O Branding pode ajudá-lo a aumentar a reputação e visibilidade da sua marca na internet.

Para aumentar a sua reputação e visibilidade, consulte o artigo “Os 8P´s que o vão ajudar a construir um plano de marketing digital de sucesso”, aqui!

 

Vender Online

Outro dado interessante de analisar é o número de pessoas que compram ou já compraram produtos ou serviços na internet. 5.51 milhões de pessoas já o fizeram, um aumento de 8% relativamente ao ano passado.

Se pensa que as pessoas não compram online e por isso não tem uma plataforma de e-commerce, mude de ideias. Comece a vender 24h sob 24h até porque o comércio online gerou, em 2017, 2.969 mil milhões de dólares só em Portugal um aumento 14% relativamente ao ano anterior.

Kotler afirma que as empresas podem operar através da internet – um poderoso canal de vendas e informação. Poderá obter um alcance geográfico ampliado para divulgar e promover seus negócios e produtos, em qualquer parte do mundo. Internacionalize a sua empresa através da internet.

 

Internacionalização

Com uma plataforma de E-commerce, é possível vender em qualquer parte do mundo. Caso tenha o seu site disponíveis em várias línguas – principalmente em inglês – está a dar um passo importante para conseguir exportar os seus produtos ou serviços.

 

Em suma, o sucesso de um negócio, poderá estar na capacidade da empresa adaptar-se à internet e fazer dela o fator diferenciador de sucesso. O fracasso passa por não aproveitar a internet e esperar pelos acontecimentos tecnológicos que vão surgindo.

 

Aproveite para ver como o E-commerce pode aumentar as vendas da sua empresa, aqui!

 

Os dados aqui apresentados foram retirados de um relatório realizado pela HootSuite e a We Are Social, em janeiro de 2018.