A presença online é fundamental no mundo dos negócios, independentemente do setor de atuação das empresas.

Em Portugal, 75% da população tem acesso à internet e usa-a para pesquisar produtos e serviços. Um número que tem aumentado ano após ano.

Por isso, a transformação digital nos negócios e toda a tecnologia envolvente, tornaram-se indispensável para qualquer estratégia de marketing.

Caso não tenha presença online “…não está atrás dos seus concorrentes. Não está atrás da tecnologia. Está atrás do consumidor.” – Bob Thacker

Para tornar as PMEs consigam competir com as grandes empresas, precisam de implementar uma estratégia de marketing digital e melhorar a sua presença online.

 

Importância da presença online

Antigamente, quando um consumidor tinha um estímulo, fosse através da televisão, da rádio, de publicidade de rua ou até de amigos, ia diretamente à loja para comprar o produto.

Agora, antes de se dirigir à loja e depois de receber um estímulo, vai pesquisar na internet sobre o produto. É nesse momento que a decisão de compra é tomada.

Essa decisão, que é do consumidor, é feita através de pesquisas sobre a marca, compara produtos substitutos, visualiza vídeos e analisa comentários de outros consumidores. Tudo na internet.

Esta tendência de tomada de decisão de compra veio para ficar. Por isso, não fique atrás dos consumidores.

Para além disso, as pessoas navegam pela web para verem notícias, procurarem entretenimento, para realizar operações financeiras, para pesquisar sobre determinados assuntos e até para fazerem compras.

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, encontrar a sua empresa com conteúdo relevante enquanto navegam pela internet, é uma oportunidade que tem de ter em conta.

 

Como posso ter uma presença online sem gastar muito dinheiro?

Independentemente da maturidade digital da empresa, certamente que é indispensável ter uma boa presença online.

Existem canais de comunicação digitais que devem ser obrigatórios se não quiser perder negócios e “ficar atrás dos consumidores”.

Em primeiro lugar, ter um website. Tem alguns custos associados à sua implementação. Contudo, para além do investimento não ser significativo, o website é a montra digital da sua empresa. Portanto, precisa de ter conteúdo que agregue valor ao público-alvo. Os investimentos que tem de fazer, se não tiver um site, é comprar o Domínio, o Alojamento e a construção do website.

Em segundo lugar, estar presente nas redes sociais. As pessoas passam cada vez mais tempo nestas plataformas, por isso, ter uma presença assídua nas redes sociais mais importantes é imperativo. Não precisa de gastar dinheiro para ter uma boa presença nestas plataformas.

Mesmo não sendo um especialista em redes sociais, é importante não as desvalorizar. Pode sempre contratar uma agência para fazerem a gestão das mesmas.

Caso não tenha orçamento para contratar uma agência, crie um plano de conteúdo para ir dinamizando as suas redes sociais. Assim, será mais fácil pensar numa estratégia de comunicação para estes canais e consegue, ainda, rentabilizar tempo.

Faça o download gratuito do nosso template e veja um exemplo de estratégia de conteúdo para um restaurante.

 

Plano de conteúdos

Assim como no website, é importante criar conteúdo que seja interessante para o seu público.

 

Como posso ser encontrado pelos meus potenciais clientes?

Como já vimos, a importância da presença online é fundamental para não estar atrás dos consumidores.

Embora ter uma presença online através do site e das redes sociais ser extremamente importante, não pode ficar por aqui. Porquê? Porque a internet é um universo onde a competição para ser encontrado é intensa.

Imagine que tem uma loja de rua onde não passa ninguém. Ter um bom fluxo de pessoas torna-se mais difícil, certo? O mesmo acontece na internet. Encontrar a sua empresa pode ser difícil. Exige trabalho, tempo e dedicação.

Ter propriedades online, como o site ou redes sociais, é uma componente essencial de uma boa presença online. Mas como precisa de ser encontrado, é imperativo criar estratégias de geração de tráfego.

Existem diversas maneiras para ser encontrado na internet. Mas vamos focar nos dois canais de comunicação mais importantes da internet: o Google e o Facebook.

Em Portugal mais de 90% das pessoas que pesquisam na internet, vão ao Google procurar por produtos ou serviços. Pode ler sobre o novo caminho do consumidor na era digital, para saber mais sobre este tema, aqui. É nesse momento que a sua empresa tem de ser encontrada.

 

Estratégia de geração de tráfego

Existem estratégias digitais com o objetivo de ser encontrado na internet e gerar tráfego para ao site:

  • Campanhas PPC
  • Campanha na rede Display
  • SEO
  • Conteúdo

Uma estratégia de SEO pode demorar largos meses até dar resultados, porque não é fácil estar de forma orgânica na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. É preciso muito trabalho e ter conhecimento sobre as melhores práticas de SEO.

Campanhas PPC são anúncios, baseados em palavras-chave previamente definidas, que aparecem na página dos resultados de pesquisa. Uma campanha Display, são anúncios visuais que podem aparecer em vários sites previamente segmentados. Estas duas são capazes de gerar resultados mais rapidamente.

Uma estratégia de conteúdo nas redes sociais, é outra forma de gerar tráfego. Existem 2 maneiras principais para ser encontrado. Em primeiro lugar, caso não queira investir, partilhar o conteúdo em grupos que tenham a ver com a sua área de negócio. A outra maneira é investir, patrocinando o conteúdo para um grupo segmentado de pessoas.

 

Em suma…

Como pode verificar, a importância da presença online da sua empresa é fundamental para o crescimento da mesma.

Os consumidores passam cada vez mais tempo na internet e, por isso, é crucial que as empresas implementem estratégias digitais para que melhorem a presença online e consigam gerar mais negócios com a ajuda da internet.

Com a transformação digital, a internet tornou-se uma ferramenta indispensável para a estratégia de marketing de qualquer marca, produto ou serviço. Melhorar a presença online é fundamental para aumentar a visibilidade das marcas, atrair novos consumidores, nutrir relações e fidelizar clientes.

 

Como pode verificar, a importância da presença digital da sua empresa é fundamental para o crescimento da mesma. Saiba onde estão os seus potencias clientes e aposte nos canais certos para conseguir alcançá-los. Uma coisa é certa, eles estão online.

Por isso, aposte já em marketing digital.

Caso não conheça o caminho do consultor digital, descubra aqui e veja mais um exemplo da importância da presença digital.