De acordo com a Accenture, 94% dos clientes de B2B dizem que pesquisam na internet antes de comprarem algo.

No setor B2C, há estudos que apontam que em 2021 o ecommerce vai atingir valores as rondar os $4.5 triliões.

Estes dados indicam que tanto empresas como consumidores finais procuram encontrar soluções para os seus problemas na internet.

A otimização do site vai ajudá-lo a ser encontrado nos motores de busca como solução para um problema.

 

Porque as pessoas procuram nos motores de busca

Para compreender a importância do SEO, é preciso compreender a jornada do consumidor e porque as pessoas procuram na internet.

Em primeiro lugar, as pessoas vão ao Google para procurarem uma solução ou alguma informação sobre um determinado tema.

Em segundo lugar e para formular o pedido, as pessoas introduzem as palavras-chave para encontrar aquilo que estão à procura.

Depois do motor de busca mostrar os resultados da pesquisa, as pessoas clicam num resultado, dão uma vista de olhos no conteúdo da página e, se não gostarem, saem e procuram outro link ou pesquisam uma outra palavra-chave.

Mas as pessoas já não pesquisam para encontrarem apenas palavras.

Elas procuram outro tipo de experiências para além da leitura. Usam a internet para fazer compras, por exemplo, e é a partir desse momento que vem a importância do SEO.

É preciso ter em conta que essa jornada já não é feita só num computador, mas em vários dispositivos. E, por isso, a sua loja online tem de ser responsivo.

 

Importância do SEO

Como já vimos, o eCommerce vai gerar valor astronómicos, mas para que a sua empresa contribua para estes números, tem de ser encontrada nos motores de pesquisa, principalmente no Google.

Para isso, é necessário compreender esta jornada, porque ajuda a determinar se a sua solução vai ser vista nos motores de busca ou se quem vai aparecer será a sua concorrência.

Isto porque um dos parâmetros que influencia a posição nos motores de busca, é precisamente o tempo que as pessoas ficam numa página. Caso o tempo de permanência seja curto, o Google vai assumir que o conteúdo dessa página não é relevante para aquela pesquisa.

Assim, se a sua página tiver otimizada e com conteúdo voltado para a palavra-chave “saldos”  a sua loja online terá mais acessos e, por conseguinte, mais vendas.

 

Estratégia a longo prazo

A otimização dos motores de busca é uma estratégia a longo prazo. Se tem uma loja online e costuma ter saldos, construa já uma estratégia de otimização de motores de busca para que na próxima época dos saldos a sua loja tenha um melhor posicionamento.

Mas caso pretenda estar no topo das pesquisas já este ano, poderá sempre fazer uma campanha Adwords. Contudo, é necessário ter a página otimizada para a palavra-chave certa.

 

Está mais que provado que o consumidor recorre à internet antes de tomar uma decisão de compra e utiliza-a, também, para fazer compras.

É por isso que é tão importante que a sua loja esteja na primeira página do google com as palavras-chave certas.

Em época de saldos, existe um pico de pesquisas com essa palavra-chave. Por isso, aproveite e construa estratégias para o ajudar a vender mais durante esse período.

 

Aproveite para ver o nosso artigo “Tudo o que precisa de saber para aparecer na primeira página do Google”, aqui.