As grandes empresas gastam elevadas verbas monetárias para comunicarem com o seu público através dos meios tradicionais. Hoje em dia, as PMEs conseguem competir com as grandes empresas graças ao marketing online, investindo cada vez mais numa comunicação na internet. Muitas empresas, principalmente PMEs, apenas utilizam este meio para comunicarem, mas não utilizam o seu verdadeiro potencial.

Para Neil Patel, o marketing online é qualquer esforço de divulgar a sua empresa na internet para alcançar pessoas.

O objetivo do marketing online é alcançar e atrair o maior número de pessoas para conseguir gerar mais negócios e vendas.

Existem diversos motivos para apostar no marketing online para conseguir competir com as grandes empresas. Conheças 6 motivos para apostar no marketing online.

 

Presença online

Nos dias de hoje, é essencial uma empresa estar presente na internet. Para os consumidores uma empresa que não esteja na internet não existe.

Para isso, precisa de ter a grande montra digital da marca: o site. É neste pequeno espaço da internet que o consumidor vai conhecer a marca e onde a identidade digital é explorada.

A maioria dos consumidores procuram informações e opiniões antes de comprar, por isso, o site, assim como toda a evolvente da marca, tem de ter características diferenciadoras para se destacar da concorrência.

Outro fator a ter em conta é a adaptabilidade que o site tem nos dispositivos móveis. As pessoas usam cada vez mais os telemóveis para navegar na internet. Caso crie algo digital que não esteja adaptado às plataformas mobile, já está a perder para a concorrência.

A presença online tornou-se fundamental para as PMEs conseguirem competir, sobretudo, com as grandes empresas. Uma PME tem de aproveitar o mundo digital para crescer. E uma das melhores estratégias para ter mais visibilidade na internet é o SEO. Otimização de sites: 6 formas de colocar a sua página no topo de pesquisas! é um artigo que pode consultar para entender como esta estratégia funciona.

 

Redes Sociais

As redes sociais tornaram-se numa das ferramentas mais usadas para as empresas comunicarem e interagirem com o seu público. A interação entre consumidores e marca nunca foi tão prática e estreita como agora. As marcas conseguem responder em tempo real às perguntas dos consumidores.

Nesse sentido, para tirar o maior partido das Redes e do potencial que elas trazem às empresas, é necessário criar conteúdo relevante e interessante para o público-alvo. Sem dúvidas que, se eles se sentirem atraídos com o conteúdo e pela forma como a marca comunica, pode haver um aumento das vendas graças a estas plataformas.

Contudo, alcançar as pessoas de forma orgânica não é fácil. Poderá ter que realizar algumas campanhas para alcançar mais pessoas.

O artigo 7 Dicas para melhorar a gestão de redes sociais da sua empresa!  tem como objetivo responder como pode melhorar o seu desempenho nestas plataformas. Aproveite para ler!

 

Custo-benefício

O custo de implementação de uma boa estratégia de marketing online não é significativo. Posto que, como criar uma identidade a tão baixo custo, seria um erro não apostar nas plataformas digitais.

Para além disso, o investimento em estratégias online não tem preços tabelados, ao contrário da comunicação nos meios tradicionais. Assim, as empresas investem consoante o orçamento disponível e os seus objetivos de marketing online.

 

Confiança

Usar a internet é uma das melhores maneiras de ganhar a confiança dos consumidores. Uma empresa que exerce boas práticas online vai, naturalmente, ganhar a confiança dos consumidores.

Mas não se trata somente da confiança dos consumidores, trata-se, também, da reputação da marca e brand awareness.

Isso passa por ter uma estratégia com tecnologias sociais e digitais no processo de negócio.

Lembre-se: a confiança pode demorar anos a conquistar, mas basta 1 segundo para quebrá-la. Por isso, é necessário ter cuidado com o que publica e a forma como interage com o público.

 

Mensurável

Uma das grandes vantagens do marketing online relativamente ao marketing tradicional, é a possibilidade de medir todos os resultados de uma campanha.

Depois de analisar os dados, é possível mudar a estratégia a meio de uma campanha, caso os resultados não estejam a ir ao encontro daquilo que esperava. Contudo, tem de ter a campanha no ar durante algumas semanas, para ter dados suficientes para análise. Dê tempo ao tempo.

Acima de tudo, no marketing tradicional a medição dos dados não é tão eficiente como no marketing online. Por exemplo, é impossível saber quantas pessoas olharam para um outdoor. Por outro lado, no meio digital é possível saber quantas impressões um anúncio teve.

 

Customer Journey 

Outro motivo para apostar num marketing online, é o Customer Journey.

O Customer Journey, pelo Customer Journey Marketer Blog, é a soma de todas as experiências pelas quais passam, enquanto interagem com uma empresa nos vários pontos de contacto ao longo da sua jornada de compra.

Como pode ver na imagem em baixo, a maioria desses pontos de contacto estão em ambiente digital.

 

É por isso, que é tão importante criar estratégias online para fazer crescer a sua empresa potencializando as suas vendas.

 

O marketing online é uma ferramenta cada vez mais importante para fazer crescer a sua marca num mundo cada vez mais competitivo.

No entanto, nem tudo o que o meio digital proporciona são benefícios. É preciso ter em conta que a internet tornou os consumidores mais conscientes e informados sobre determinado produto ou serviço.  Agora são eles que têm o poder de decisão de compra. Resta influenciar essa decisão com uma comunicação coerente, transparente e que agregue valor.

Por exemplo, as redes sociais trouxeram mais poder aos consumidores. As suas opiniões podem influenciar outros, para o bem ou para o mal. Isso pode tornar-se perigoso para as marcas, pois uma opinião pode tornar-se viral, originando uma quebra da reputação e confiança da empresa para com os seus públicos.

Por isso, é necessário saber projetar um bom plano de marketing online.

É preciso ter em mente que os consumidores têm a capacidade de influenciar outras pessoas, tanto para o bem como para o mal.

 

Aproveite para ver como ter uma presença online sem gastar muito dinheiro com o artigo “Sabe qual a importância da presença online para ser encontrado pelos seus potenciais clientes?”, aqui.