A internet faz parte das nossas vidas. Utilizamo-la diariamente para nos entreter, informar, comunicar, comprar, vender. Mas será que sabemos como surgiu e qual foi o propósito da sua criação? Qual é a sua história?

Este artigo explica o que é a internet, a sua história e evolução. Pode encontrar e visitar algumas curiosidades sobre a internet, assim como o primeiro site do mundo e o browser criado pelo inventor do World Wide Web (WWW).

 

O que é?

A internet é um sistema global de redes de computadores interligados que possibilita a conexão com outros computadores em qualquer parte do planeta. Os computadores utilizam um conjunto de protocolos com a finalidade de servir os internautas em todo o mundo.

TCP/IP são os protocolos de comunicação entre computadores que permite identificá-los. Quando se conecta à internet, envia um IP com o propósito de saber que determinado computador se conectou. O TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) foi criado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos para colmatar a necessidade de comunicação entre vários computadores no projeto ARPANET.

 

História da internet

As grandes invenções são pensadas e criadas com o propósito de satisfazer a necessidade do Homem. Os carros, pela urgência de uma mobilidade mais fácil e rápida; o telefone, pela necessidade de comunicar à distância em tempo real; a lâmpada, pela necessidade de iluminar edifícios e casas. A internet não foi diferente e, por conseguinte, também surgiu por uma necessidade.

Antes de mais, para perceber a necessidade da criação da internet, é necessário recuar ao final da década de 40 quando espoletou a Guerra Fria, em 1947. A guerra entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS (socialismo) teve como objetivo a hegemonia económica e bélica entre as duas grandes potências. Foi uma guerra sem o uso da força militar. No entanto, pelo receio dos Estados Unidos serem bombardeados pelos comunistas, criaram, em 1969, a Advanced Research Projects Agency Network. A ARPANET, criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede de computadores interligados e tinha como objetivo interligar as bases militares americanas para serem menos vulneráveis ao ataque da União Soviética.

A ARPANET, concebida para fins militares, expandiu a sua utilização a universidades e, 14 anos depois, o TCPI/IP é estabelecido. É então que, em 1989, o WWW é inventado, permitindo assim a utilização da internet por parte da população.

 

World Wide Web

Tim Berners-Lee, cientista da CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Europeia Nuclear), criou o WWW. No ano seguinte da sua invenção, construiu o primeiro website, que foi colocado online a 20 de dezembro. O site centra-se na partilha da informação sobre o projeto WWW. A organização, com a ajuda de Berners-Lee, lançou um dos primeiros browsers, em 1992.

A 30 de abril de 1993, a Organização colocou o software World Wide Web em domínio público. Podia correr em qualquer computador, sendo, por fim, possível a comunicação entre pessoas em toda a parte do mundo através de um computador.

 

Correio eletrónico

Como, acima de tudo, a internet foi inventada para facilitar a comunicação através de máquinas, Ray Tomlinson, em 1971, envia o primeiro email. O engenheiro informático, funcionário de uma empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para trabalhar na ARPANET, desenvolveu um programa de mensagens eletrónicas para máquinas que utilizavam essa mesma network. Esta tecnologia permitiu enviar o primeiro email da história.

Tomlinson não se recorda do conteúdo que escreveu e foi um email que enviou para si próprio.

O engenheiro decide usar o @ para indicar o domínio do email. Optou pelo @ por não aparecer nos nomes das pessoas, tornando-se, desse modo, fácil distinguir os nomes dos domínios.

Atualmente, o email é uma das principais ferramentas de comunicação empresarial na internet.

 

A internet, criada com o propósito de melhorar a comunicação entre bases militares, transformou o mundo numa Aldeia Global.Em suma, tornou possível criar novos modelos de negócio e novas formas de fazer comércio. As PME, por exemplo, passaram a ser mais competitivas por conseguirem fazer transações em qualquer parte do planeta, reinventando a maneira como fazemos negócios.

É um mundo de oportunidades que as empresas têm de explorar.

A DIGItores está grata à internet. Sem ela não existiríamos.

 

Aproveite para saber como o marketing digital pode ajudar a alavancar a sua empresa, aqui!