digitores e-commerce compras vendas online

 

Construir uma plataforma para vender quer produtos quer serviços na internet, é importante para qualquer negócio de qualquer indústria. Quando bem implementado, o e-commerce traz grandes vantagens competitivas comparado com o comércio tradicional. O artigo tem como objetivo clarificar o leitor sobre o que é, as vantagens e desvantagens do comércio eletrónico.

 

O que é

O e-commerce permite às empresas vender os seus bens e serviços através de uma plataforma online própria. A plataforma tem de estar associada apenas à empresa, visto que não existe nenhum intermediário no processo de venda. Por exemplo, se os bens ou serviços estiverem a ser vendidos nas diversas plataformas existentes na internet, não podemos chamar de e-commerce. Nesse caso, estamos perante o marketplace. Este conceito está ligado a uma loja online onde várias marcas podem vender os seus produtos. Por exemplo, a Amazon.com, uma plataforma comum onde várias empresas podem colocar à venda os seus produtos.

No marketplace, toda a estrutura da plataforma da loja online está montada. Basta a empresa, ou pessoa, criar uma conta e anunciar os seus produtos. O e-commerce permite haver mais liberdade na medida em que a empresa pode criar o próprio design de acordo com o posicionamento da marca, fazer promoções, etc, tornando-se na estratégia mais escalável para vender na internet.

 

Vantagens

Existem várias vantagens ao ter uma loja virtual. Sendo uma das maiores, o baixo custo de manutenção. Visto que não requer um investimento igual a uma loja física e como a construção da plataforma de e-commerce não é dispendiosa, o retorno do investimento leva a que as marcas apostem neste tipo de comércio. A redução do custo operacional faz com que a margem de lucro dos bens e serviços sejam maiores.

Devido à capacidade de vender 24h todos os dias e os baixos custo associados a este tipo de comércio, as empresas podem implementar preços mais competitivos. Já que não existe limite de horários, obtém-se melhores resultados.

 

Desvantagens

Por outro lado, ainda existem algumas barreiras a ultrapassar para o sucesso das vendas online ser ainda maior. Roupas, perfumes, sapatos, etc, não dão para experimentar e o receio de os comprar na internet é maior.

Para comprar na internet, é necessário fornecer dados no ato de pagamento, o que pode ser uma maneira de o cliente não comprar caso não confie na empresa.

A entrega de um bem é outra desvantagem do e-commerce. Um mau serviço de entregas quer seja pela demora, quer seja pelo estado que o produto chega ao consumidor, faz com que optem por outra marca. No entanto, caso o serviço seja exemplar, o consumidor voltará a comprar e poderá sugerir a sua marca.

 

O e-commerce e as vantagens inerentes a este tipo de comércio fazem com que cada vez mais as empresas disponibilizem os seus produtos e serviços na internet. Se avaliarmos o mercado português, o volume de negócios ronda os 4 mil milhões de euros e 43% das pessoas compram online*. Estima-se que estes números aumentem todos os anos. Por isso, disponibilize os seus produtos e serviços na internet, sempre com a atenção de ter um portal visualmente apelativo.

 

Aproveite para ver como o marketing digital pode ajudar a alavancar a sua empresa.

*Dados facultados no portal do Tudo sobre eCommerce.